Mukuarimi


Vamos lá então ao significado do blog: Mukuarimi foi o nome de uma publicação lançada pelo jornalista Alfredo Troni no século XIX, em Luanda. Significa algo como "linguarudo", "falador", "maldizente". Uma provocação clara naqueles tempos, em que começavam a germinar na então colónia os ideais proto-nacionalistas (que Troni defendia com unhas e dentes), ainda que circunscritos a uma determinada elite urbana.

O que a História trouxe daí para a frente todos sabemos, porque cada um de nós viveu esse percurso à sua maneira. Chegámos, assim, ao momento actual, em que falar, acicatar, provocar (com responsabilidade) não é menos preciso do que no século XIX de Troni. A luta agora é diferente na forma e contexto, mas igual no que a move - um ideal de liberdade e a necessidade de dignificação de cada angolano. Porque não somos mercadoria manipulável, pronta a usar a cada momento em proveito próprio por quem acha que o poder é eterno.

Comentários

alessandro disse…
oi pedro. Eu tambem acho que todos deviamos ser un pouco "mukuarimi s".....Buena la ideia de um blog. Sigues....força mano!

Mensagens populares