Nicarágua: Canções de protesto


Em todas as revoltas - direita, esquerda, de todos os lados - a música.

Na Nicarágua, as canções de protesto impõem-se como vozes-de-fundo. Banda sonora das marchas abatidas a tiro.

Estas músicas cantam a rebelião em marcha contra um governo que se diz atacado pelos Estados Unidos. E expõem o paradigma trágico em que se converteu o Presidente Daniel Ortega: de libertário que derrubou a ditadura de Somoza e resistiu à investida dos EUA nos anos 80, a presidente cheio de contradições, acusado de atirar a matar contra o seu próprio povo.

As canções fazem esta revolta. Aqui, uma lista possível.

Adelante Monimbó
Autor: Carlos Mejía Godoy

Retrata o ataque ao bairro de Monimbó, a 17 de julho. Há 40 anos, quando a Frente Sandinista começou a guerra contra o ditador Somoza, Monimbó (Masaya) foi considerado o berço da revolução. Foi o primeiro lugar do país a rebelar-se contra o governo de então. Hoje, voltou a ser bastião revoltoso, agora contra um dos seus próprios filhos: o presidente Daniela Ortega.

Na revolução sandinista de há quatro décadas, o nicaraguense Carlos Mejía Godoy compôs "Vivirás Morimbó", em recohecimento à subelevação do bairro.

Hoje, o músico volta a cantar o bairro insurgente. "Adelante Monimbó" transformou-se num dos hinos dos opositores a Daniel Ortega.


La Sangre de Abril
Autor: Perrozompopo

A revolta na Nicarágua começou a 18 de Abril, com protestos de estudantes universitários contra a reforma do sistema de Segurança Social. Foram violentamente reprimidos pelas autoridades e por grupos paramilitares. A reação do governo apanhou tudo e todos de surpresa e foi o gatilho para a revolta pela democratização do Estado, controlado desde 2007 por Daniel Ortega.


Quieren que nos rindamos
Autor: Uriel y El Chino

Esta música tornou-se viral, depois de ser publicada em Youtube a 3 de junho último. Um dos versos é uma das frases emblemáticas do movimento opositor: "Nos quitaron todo hasta el miedo" (tiraram-nos tudo, até o medo). 


Mi Patria me duele en Abril
Autor: Luis Enrique Mejía Godoy

Nesta música, que faz já parte das "canções de abril", Luis Enrique Mejía enumera, num determinado momento, o nome de estudantes mortos nas primeiras manifestações em Manágua. Um deles, Álvaro Manuel Conrado David, tinha apenas 15 anos. 

"Alvarito" é agora considerado um mártir. É um dos principais símbolos da revolta.


Caudillo
Autor: Ricardo Arjona

Canção-dedicatória em que o famoso músico da Guatemala descreve o percurso de Daniel Ortega. Contrapõe o Ortega-revolucionário marxista que derrubou a ditadura de Somoza ao Ortega hermético, acusado de promover o banho de sangue que submerge a Nicarágua.


Que se rinda tu madre
Claver

"Que se rinda tu madre" (que se renda a tua mãe) é, talvez, a frase mais usada nas manifestações na Nicarágua. Foi o último grito do poeta nicaraguense Leonel Rugama, morto em 1970 quando lutava nas ruas de Manágua contra as forças do ditador Somoza.

Os estudantes recuperam agora o slogan, usado pelo movimento de Daniel Ortega há 40 anos.


Comentários

Mensagens populares